O Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho da Fundacentro é destinado a todos os trabalhadores e as trabalhadoras, sindicatos, micro e pequenos empreendedores. O primeiro módulo será realizado de 22 a 24 de agosto, das 14h às 18h, na sede da Fundacentro, em São Paulo/SP. Haverá retransmissão ao vivo para Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, nos escritórios avançados da instituição desses locais. A participação é gratuita, mas recomenda-se que os participantes estejam com suas câmeras abertas.
Para participar desse primeiro módulo, “Temática 1: Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho – Histórico e Perspectivas”, é preciso fazer a pré-inscrição APENAS nos dias 14 e 15 de agosto, neste link, clique aqui. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de pré-inscrição.
Os inscritos receberão a confirmação por e-mail nos dias 16 e 17/08, com chamada da lista de espera em 18/08.
Temática
No primeiro dia serão ministradas as aulas “História da revolução industrial e a acidentalidade” e “A reação do movimento social e o surgimento da OIT”, pelo diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Todeschini tem mestrado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB).
O segundo dia contará com as aulas “A legislação laboral em SST e o papel da inspeção do trabalho” e “Criação da Fundacentro e sua missão”. A primeira terá como professor o auditor-fiscal do Trabalho, Fernando Vasconcelos, graduado em Medicina e Direito, tem mestrado em Saúde Comunitária e doutorado em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pós-doutorado pela Universidade do Porto. A segunda, a analista em ciência e tecnologia da Fundacentro, Cristiane Reimberg, jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, autora do livro Fundacentro: meio século de Segurança e Saúde no Trabalho.
O último dia terá a aula “Desafios e riscos em SST na sociedade contemporânea agrícola, industrial e de serviços e as demandas tecnológicas”, com a pesquisadora aposentada da Fundacentro, Arline Arcuri, bacharel e doutora em Química pela USP. Por fim, ocorre debate mediado pelo diretor de Pesquisa Aplicada, Rogério Bezerra da Silva, geógrafo com mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Construção modular
O Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho foi pensado no formato de construção modular, com conteúdo e bibliografia estabelecidos pelos expositores, dividido em cinco módulos temáticos. O objetivo principal é levar o conhecimento de SST a partir de uma visão crítica, democrática e transformadora, que contribua para a melhora das relações de trabalho em consonância com o ideal de um trabalho seguro e decente.
Os módulos temáticos, chamados de temáticas, são independentes e sem pré-requisitos. São cinco temáticas propostas, com carga-horária média de 12 horas e com intervalos quinzenais: Introdução a Segurança e Saúde no Trabalho – Histórico e Perspectivas; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Diálogo Social e Negociação Sindical; Normas Regulamentadoras (NRs): prevenção, proteção e desafios; Segurança e Saúde no Trabalho, Previdência Social e o Ministério Público do Trabalho; e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.
O curso busca fazer com que os participantes conheçam os principais conceitos em SST; identifiquem dificuldades para alcançar o ideal de um trabalho seguro e decente; e discutam de forma crítica, democrática e transformadora a aplicação de normas, regulamentos e pontos de vista a respeito do mundo do trabalho.
Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho
Temática 1: Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho – Histórico e Perspectivas
Data: 22 a 24 de agosto, das 14h às 18h.
Locais: Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Pré-inscrição: nos dias 14 e 15 de agosto.