Voltar
18 de Julho de 2023

Carta das centrais sindicais: não mexam com as mulheres, não mexam com as ministras!


AO MINISTÉRIO DAS MULHERES
Ministra-Chefe do Ministério das Mulheres

V. Ex.ª Ministra Cida Gonçalves
NEM UM DIREITO A MENOS!

A eleição do presidente Lula significou a vitória do campo democrático e popular. Foi um movimento que derrotou o fascismo e que teve um forte protagonismo das mulheres, nós fomos as grandes responsáveis por este momento importante de retomada da democracia, das políticas públicas e dos direitos do povo. Nós elegemos o presidente Lula!

Abriu-se a perspectiva de construir um país com menos desigualdade, sem fome e sem miséria, com saúde, educação e arte, com a garantia de direitos sociais e políticos em que o respeito, igualdade e a solidariedade são linhas que costuram o funcionamento da sociedade.

Mas essa tarefa não tem sido fácil e os obstáculos estão presentes naqueles que fazem oposição, especialmente em parlamentares ligados aos interesses do mercado, do agronegócio, movidos por uma visão conservadora, patriarcal, misógina, racista, anti LGBTQIA+. Esses parlamentares com suas exigências querem alterar o compromisso programático que o Presidente Lula firmou com a população.

Essa investida começou com a votação do arcabouço fiscal, quando a bancada do centrão esvaziou as atribuições do Ministério do Meio Ambiente e dos povos originários e pediu a cabeça da Ministra Marina Silva e da Ministra Sônia Guajajara.

Quando começaram as negociações para aprovação da Reforma Tributária, voltaram a atacar e, desta vez, novamente exigindo ministérios conduzidos por mulheres: Turismo, com Daniela Carneiro; Saúde, Nísia Trindade; Esportes, Ana Moser; das Mulheres, Cida Gonçalves e da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.

As mulheres são a maioria da população brasileira, as mulheres elegeram o presidente Lula! As mulheres estão vigilantes e organizadas para barrar as tentativas de partidos machistas e misóginos que nos querem fora dos cargos de poder. Não vamos permitir que nos retirem direitos e espaços políticos. Respeitem as mulheres e a nossa história!


NÃO MEXAM COM AS MULHERES! NÃO MEXAM COM AS MINISTRAS!


São Paulo, 17/07/2023

Assinam pelo FÓRUM NACIONAL DE MULHERES TRABALHADORAS DAS CENTRAIS SINDICAIS
– FNMT:
CSB - Antonieta Cassia Dorleto de Faria - Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora
CTB - Celina Arêas - Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora
CUT - Junéia Batista - Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora
Força Sindical - Maria Auxiliadora dos Santos – Secretária Nacional de Políticas para Mulheres
e Gênero
INTERSINDICAL - Patrícia Andréia Carreteiro - Secretária Nacional de Mulheres
NCST - Sonia Maria Zerino da Silva - Secretária Nacional para Assuntos da Mulher
UGT – Santa Regina Pessoti Zagretti - Secretária Nacional da Mulher