As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular convocam todos às ruas nessa segunda-feira (29/08) para o ato Fora Temer! A concentração será às 17h na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, em São Paulo.
A Fetquim e seus sindicatos filiados estarão presentes nesta mobilização em defesa da democracia e contra o governo golpista de Michel Temer (PMDB) que vem editando uma série de medidas que atacam a população mais pobre, a classe trabalhadora.
Julgamento final
Começou dia 25/08, quinta-feira, a sessão final de julgamento do pedido de impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff no Senado. Todo o processo será conduzido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. O governo de Dilma foi afastado para julgamento das chamadas pedaladas fiscais, que não foram consideradas crime pelo Ministério Público Federal. Decretos foram feitos pelo Poder Executivo para viabilizar continuidade de programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo.
Rito do processo
Há previsão de que a coleta de depoimentos das testemunhas possas se estender pelo final de semana e o julgamento ocorrer na terça-feira (30/08). Nesta ocasião, os senadores atuam como juízes. São necessários 28 votos contrários ao impeachment para que Dilma retome seu mandato de presidenta eleita.
O advogado de defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, apresentou impedimento em relação à testemunha da acusação Júlio Cesar de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). O advogado questionou o fato da testemunha ter feito campanha pelo impedimento da presidenta, convocado via redes sociais, não sendo, portanto, isento no parecer do TCU. O presidente STF, Ricardo Lewandowski acatou o pedido e procurador passa ser informante e não mais testemunha. O presidente do STF considerou que o procurador não poderia ter participado de ato incitando a rejeição das contas de Dilma.
Confira a transmissão neste canal: http://www12.senado.leg.br/noticias