Voltar
30 de Maio de 2018

Ação conjunta de químicos e petroleiros neste Dia Nacional de Luta pela Redução do Preço do Gás e da Gasolina


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Químicos de São Paulo, filiados à Fetquim, estão nesta quarta-feira (30/05), Dia Nacional de Luta pela Redução do Preço do Gás e da Gasolina, participando de ação conjunta com os petroleiros nas refinarias Replan, Revap e Recap.

Os petroleiros do estado de São Paulo entraram em greve à meia- noite de hoje.  Além dos químicos e farmacêuticos, outras categorias também estão prestando solidariedade, como metalúrgicos, professores, servidores públicos, bancários...

A pauta da greve é abrangente. É pela redução dos preços de combustíveis e contra a política de desmonte da Petrobras, é contra as privatizações, é pela defesa de nossas riquezas naturais e soberania nacional...já que a Petrobras quer comprar gasolina e diesel importados a preço de ouro com lucro para os acionistas, em detrimento do país.

A política criminosa e danosa do presidente da Petrobras, Pedro Parente - que em vez de produzir combustíveis nas refinarias no Brasil com custos 30% inferior - prefere transferir o refino para o exterior e pagar em dólar.  

A decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de proibir a greve não intimidou os petroleiros. Toda a nossa solidariedade a eles...pois essa greve também é nossa e a sociedade brasileira concorda com a necessidade de mudança na política de preços dos combustíveis e contra esse governo golpista que só privilegia as grandes corporações internacionais.

Como dizia Marx, “o verdadeiro resultado da suas lutas, não é tanto o sucesso imediato, mas antes a solidariedade crescente dos trabalhadores. Essa solidariedade é facilitada pelo aumento dos meios de comunicação, que permite aos operários de localidades diferentes se porem em contacto. Ás vezes basta esse contacto para transformar as numerosas lutas locais, que em toda parte revelam o mesmo caráter, numa luta nacional, numa luta de classes. Mas toda luta de classes é uma luta política".