Voltar
24 de Abril de 2015

28 de abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho


Legenda: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Crédito: Stim
Nesta terça-feira, 28 de Abril, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos no dia 28 de Abril de 1969. O Sindicato dos Químicos de São Paulo realizou uma audiência pública sobre o tema e o Sindicato dos Químicos Unificados realiza várias atividades abordando o tema.
 
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo, estima-se que 2,34 milhões de trabalhadores(as) morrem de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho por ano. Dessas mortes, 2,02 milhões são provocadas por doenças relacionadas ao trabalho. Além das doenças fatais, estima-se que doenças não fatais relacionadas ao trabalho afetem 160 milhões de trabalhadores por ano.
 
No Brasil, segundo dados oficiais, foram registrados 717.911 acidentes de trabalho em 2013, o que gerou 116.121 mil casos de invalidez pernamente e 2.814 mortes. Contudo, é sabido que muitos dos acidentes que não são registrados.
 
Além disso, os acidentes e doenças provocam perdas econômicas para toda a sociedade, que gasta bilhões de recursos públicos com assistência aos trabalhadores e famílias vítimas das más condições de trabalho.
 
A cobrança das empresas para que os trabalhadores produzam cada vez mais em menos tempo, sem se preocupar com as condições de saúde e segurança dos trabalhores, é geradora de acidentes e doenças do trabalho. "Por isso, é urgente que as empresas ampliem seus investimentos em prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A produção e o lucro não podem estar acima da proteção da vida e da integridade das pessoas", afirmou Airton Cano, coordenador político da Fetquim.