Voltar
16 de Outubro de 2015

12º CONCUT: conquista da paridade entre homens e mulheres


Legenda: Rosana Bertotti durante 12º Congresso Nacional da CUT
Crédito: divulgação

O 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT) foi realizado de 13 a 16 de outubro, em São Paulo, sob o tema “Educação, Trabalho e Democracia – direito não se reduz se amplia”. Foi um congresso histórico que aprovou a paridade dos cargos entre homens e mulheres e reafirmou a defesa da Democracia e a ampliação de direitos e contou com a presenta da presidenta Dilma Roussef na abertura do evento.

Um importante momento do 12º CONCUT foi a aprovação das resoluções do 8º Encontro Nacional das Mulheres da CUT, destacando que ela será a primeira central sindical do mundo a ter paridade estatutária entre homens ou mulheres, ou seja, o número igual de homens e mulheres nos espaços de direção.

Também foi realizado o lançamento da Década Internacional dos Afrodescendentes, em que foi denunciado o racismo e o genocídio da juventude negra no Brasil, e pela primeira vez a Central aprovou uma posição sobre drogas: “A CUT defende que essa questão seja tratada como justiça, saúde e política públicas”.