Voltar
01 de Dezembro de 2021

Vidreiros vão em peso lutar por saúde e segurança após morte de Antônio Carlos


Escrito por: Fetquim


Fetquim
Legenda: Av. Olavo Egídio de Souza Aranha, 2270, no Parque Cisper.

Os vidreiros estão em peso nesta quarta-feira, 1º de dezembro, protestando em turnos diferentes na frente da Owens Illinois (Cisper) na Av. Olavo Egídio de Souza Aranha, 2270, no Parque Cisper, zona leste de São Paulo.

Na última sexta-feira, o vazamento de um forno refratário matou o trabalhador Antônio Carlos Tola Júnior, de 43 anos, e deixou outros quatro trabalhadores da empresa em estado grave. O forno já estava sendo utilizado há nove anos e, desde o ano passado, apresentava problemas.

De acordo com o Sindicato dos Vidreiros de São Paulo, o forno, utilizado para aquecer o vidro em uma das etapas de produção, operava acima da capacidade de extração diária recomendada, que era de 280 toneladas por dia. No momento do acidente, o forno, que chega a uma temperada de até 1.500 °C, processava cerca de 340 toneladas.

Coordenador dos fornos da empresa, Antônio Carlos fazia a manutenção de um dos equipamentos no dia 10 de novembro, quando uma das paredes do refratário rachou, causando o vazamento de vidros superaquecidos e atingindo os trabalhadores que estavam próximos. Antônio Carlos teve 70% de seu corpo queimado e não resistiu. Os outros quatro trabalhadores estão bem machucados, mas não correm risco de morte.