Voltar
05 de Junho de 2017

Venda interna de produtos químicos cai 1,47% até abril, diz Abiquim


As vendas internas de produtos químicos voltaram a esfriar em abril e, no primeiro quadrimestre, acumularam queda de 1,47% na comparação anual, de acordo com números preliminares da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Somente em abril, quando foi registrado o terceiro recuo mensal da produção neste ano, a baixa foi de 12,45% sobre o mês anterior, para o pior nível dos últimos 12 meses.

Conforme a Abiquim, a produção de químicos subiu 3,84% nos primeiros quatro meses do ano beneficiada pelo desempenho das exportações, que cresceram 1,9%. Com isso, a taxa de ocupação das instalações foi de 79%, um ponto percentual acima da verificada em igual período de 2016.

Já o consumo aparente nacional (CAN), importante medida de demanda, cresceu 13,6% de janeiro a abril, mostrando que as importações têm avançado no mercado brasileiro. O índice de preços de produtos químicos, por sua vez, subiu 8,36% no acumulado do 1º quadrimestre, acompanhando os movimentos do mercado internacional, especialmente dos derivados do petróleo.

“As importações voltam a ocupar uma fatia maior da demanda doméstica por produtos químicos, enfatizando a falta de competitividade do setor” diz em nota a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira.

Em 12 meses até abril, a produção de químicos cresceu 4,61%, as vendas internas avançaram 5,28% e o consumo aparente subiu 10,1% — a Abiquim alerta que a base de comparação é bastante deprimida, o que se reflete nas taxas elevadas.

Conforme a diretora da Abiquim, a piora do quadro político trouxe imprevisibilidade sobre o que ocorrerá com as principais variáveis macroeconômicas e desvalorização do real, o que poderá ter algum impacto sobre o cenário de compras e vendas ao exterior e estimular mais as exportações.