Voltar
05 de Outubro de 2016

Unificados participa de atividade voltada à saúde dos trabalhadores


O Sindicato dos Químicos Unificados participou nesta quarta-feira, 05/10, de uma atividade no plenário da Câmara Municipal de Campinas pelo Dia Nacional de Luta contra exposição ao Benzeno. A mesa “Os trabalhadores e a luta contra a exposição ao benzeno” contou com a participação do dirigente do Unificados André Alves.

O benzeno é um produto tóxico e cancerígeno. Ele está presente na gasolina, na queima de combustíveis, nas indústrias petroquímicas, nas siderúrgicas que utilizam carvão vegetal, nas transportadoras e armazenadoras de benzeno. O benzeno pode ser absorvido no corpo através da pele ou pela respiração. Ele pode provocar sintomas como dor de cabeça, fadiga, náuseas, tontura ou alterações de comportamento.

O histórico de atuação da Comissão Regional do Benzeno e a luta do Unificados para acabar com a exposição dos trabalhadores ao benzeno na Bann Química, em Paulínia, serviram como ponto de partida da exposição feita pelo dirigente do Unificados que também integra a Comissão Regional do Benzeno em Campinas. Graças à batalha em defesa da vida travada pelo Unificados, os trabalhadores conquistaram a assinatura do Termo de Ajuste e Conduta firmado em 2007 pela Bann Química no Ministério Público do Trabalho, o que permitiu adequações na planta industrial para acabar com a exposição ao benzeno.

A Comissão Regional do benzeno realiza reuniões bimestrais no Espaço de Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador da Atesq e do Sindicato Químicos Unificados. Ela foi criada em 2005 e dela participam trabalhadores de postos de combustíveis e das indústrias química e petrolífera.