Voltar
11 de Outubro de 2017

Trabalhadores da Yara/Galvani realizam assembleia de campanha salarial


Escrito por: Químicos Unificados de Campinas e Osasco


Químicos Unificados de Campinas e Osasco

Trabalhadores/as da Yara/Galvani Indústria Comércio e Serviços SA,  realizaram assembleia de campanha salarial nesta quarta-feira, 11/10. A fábrica localizada em Paulínia conta com cerca de 400 trabalhadores e produz fertilizantes e ácido sulfúrico, produtos utilizados em larga escala pelo agronegócio.

Dirigentes do Unificados dialogaram com os/as trabalhadores sobre o atual cenário econômico em que ocorre a campanha salarial.  A projeção de inflação para a data base 1º de novembro é de 1,81% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC.

Menor variação de inflação desde 1998

O INPC apresentou variação de -0,02% em setembro. Esta é a menor variação para o mês de setembro desde 1998. No ano, o acumulado foi de 1,24%. Já para o período entre novembro de 2016 e setembro 2017, 11 meses, o INPC acumulado ficou em 1,46%.

Neste ano, a defesa das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente é um dos pontos prioritários na pauta de reivindicações do setor químico. Isso porque, a reforma trabalhista sancionada por Temer abre brecha para que os patrões tentem destruir direitos conquistados em anos de negociação por meio de acordos diretos por empresa. Será a mobilização e união da companheirada junto com o sindicato que garantirá a manutenção dos direitos conquistados.

Pauta geral

Além da manutenção dos direitos assegurados pela CCT vigente, a pauta geral apresentada pela Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico de São Paulo) reivindica reajuste com reposição da inflação mais 5% de aumento real, piso de R$ 2.000 e PLR mínima de R$ 2.000. Também reivindica que as homologações sejam obrigatoriamente feitas no sindicato. Isso porque a reforma acaba com o procedimento feito pelo sindicato para a conferência das verbas rescisórias e acompanhamento de todos os detalhes que evitavam que o trabalhador saísse prejudicado.