Voltar
18 de Janeiro de 2022

Terceirizados de empresas químicas são mais atingidos pela onda de gripe e suspeita de Covid


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O relaxamento das medidas de proteção contra a Covid e a gripe (H1N1 e H3N2) nos locais de trabalho e nas residências, somadas a aglomeração no transporte coletivo urbano lotado nos horários de pico está levando o Brasil a registrar 76 mil novos casos de Covid por dia.

Airton Cano, coordenador da Fetquim, lembra que a cobrança dos dirigentes sindicais em prol das medidas de prevenção nas empresas tem que ser contínua. "Não podemos relaxar, e um dos fatores importantes no momento é continuar a vacinação da 3ª. dose para diminuir os efeitos nocivos dessa onda de gripe e Covid".

Curiosamente, nas empresas químicas, plásticas e petroquímicas verificamos que os afastamentos por Covid e gripe estão em torno de 10%, porém, nas grandes empresas, 20% dos terceirizados estão afastados.

Segundo avaliação da Assessoria de Saúde e Previdência da Fetquim, um dos fatores preponderantes do contágio de gripe e da Covid neste mês de janeiro de 2022  decorre do transporte público no horário de pico. “Nas empresas químicas e farmacêuticas em Campinas, por exemplo, somente 15% não têm transporte fretado, em que são praticados os protocolos para evitar aglomerações", explica André Alves, secretário de Saúde da Fetquim.

Por outro lado dirigentes sindicais químicos tanto do ABC como da cidade de São Paulo estão preocupados com essa terceira onda que já está levando a média de 160 mortes diárias, e estão procurando as empresas para que os protocolos de saúde e segurança sejam reforçados.

André  Alves enfatiza que é preciso continuar “com o uso de máscaras, evitar aglomerações no interior das empresas com maior distanciamento social e fazer a higiene constante das mãos.”  

Não é só uma gripezinha

O surto de H1N1 e H3N2 está derrubando muita gente, deixando muitas pessoas afastadas por dez dias. E os efeitos deste novo surto de gripe têm sido bem mais fortes, com febre, dores pelo corpo, garganta inflamada, coriza. Além disso, por causa desta onda de afastamentos, os trabalhadores e as trabalhadoras saudáveis acabam sendo sobrecarregados pois precisam trabalhar pelos afastados. Por isso todo cuidado é pouco!