Voltar
24 de Novembro de 2016

Sindicatos lançam campanha em defesa das empresas públicas


Foi lançada em São Paulo a campanha “Se é público, é para todos”, organizada por entidades sindicais, em defesa das empresas públicas, no último dia 23 de novembro.

Com o governo Temer, as pautas de prioridade são desmonte do Estado, dos programas sociais e direitos trabalhistas, disse o sociólogo Emir Sader. 

A campanha em defesa de serviços e empresas públicas, entre as quais o Banco do Brasil, foi lançada em junho deste ano no Rio de Janeiro, e já se espalhou por mais de 14 estados e regiões brasileiras, além da Argentina. A campanha nasceu na luta contra o PLS 555, projeto que pretendia transformar todas as empresas públicas em sociedades anônimas.

Após uma grande mobilização nacional dos movimentos sindical, social e associativo, foi possível obter avanços no texto do projeto, que acabou se tornando o Estatuto das Estatais ou Lei de Responsabilidade das Estatais. No entanto, as empresas e os serviços públicos estão sob ameaça direta e constante nesse governo, exigindo organização dos trabalhadores para reagir a esse retrocesso.