Voltar
24 de Agosto de 2017

Sindicato dos Químicos do ABC faz grande ato para denunciar assédio moral na Colgate


Escrito por: Fetquim/ Químicos do ABC


Fetquim/ Químicos do ABC
Crédito: Dino Santos

O Sindicato dos Químicos do ABC se preocupa com o bem estar dos trabalhadores da Colgate, em São Bernardo do Campo, e por isso realizou na madrugada de quarta-feira (23) um grande ato na portaria da empresa para denunciar e barrar as situações de assédio moral que vem ocorrendo no chão da fábrica. 

“Todos já sabem mas viemos aqui para reafirmar que assédio moral é crime, dá cadeia. Nós estamos de olho no que está acontecendo e não vamos permitir que nenhum trabalhador seja vítima desse tipo de agressão”, comentaram  lideranças do Sindicato que usaram o microfone.

Há algum tempo o Sindicato dos Químicos do ABC vem recebendo denúncias sobre atitudes de alguns supervisores, que envolvem escândalos de danos morais, ausência da prática do código de conduta e até gravação de áudios constrangedores.

A Fetquim lembra que o assédio moral caracteriza-se por condutas que evidenciam violência psicológica contra o empregado. Confira abaixo algumas situações:
 
- Expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), apelidos constrangedores, exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo. São atitudes que, repetidas com frequência, tornam insustentável a permanência do empregado no emprego, podendo causar danos psicológicos e até físicos, como doenças devido ao estresse causado pelo assédio.

- Ser isolado dos demais colegas
- Ser impedido de se expressar sem justificativa
- Ser fragilizado, ridicularizado e menosprezado na frente dos colegas
- Ser chamado de incapaz
- Torna-se emocionalmente e profissionalmente abalado, o que leva a perder a autoconfiança e o interesse pelo trabalho de modo a ficar mais propenso a doenças
- Ser forçado a pedir demissão.
 
Geralmente o assédio moral começa assim:

- Com  brincadeiras de mau gosto

- Não cumprimentar ou ser indiferente à presença do outro

- Solicitar execução de tarefas sem sentido, impossíveis ou que  jamais serão utilizadas

- Controlar (com exagero) o tempo de idas ao banheiro

- Impor horários absurdos de almoço

- Comportamentos excludentes através de gestos e condutas abusivas e constrangedoras

- Inferiorização, amedrontamento, menosprezo, difamação

Principais vítimas de assédio moral 

Dentre as pessoas que mais sofrem humilhações estão mulheres e negros, pessoas de meia-idade (acima de 40 anos) e que podem ser consideradas "ultrapassadas" em alguns ambientes, gestantes, representantes eleitos da CIPA e de Sindicatos (que possuem estabilidade provisória), portadores de doenças graves que acabam ficando limitadas no desempenho de suas atividades, pessoas que sofrem preconceitos pela opção sexual, ou mesmo aquelas que têm salários altos e que podem ser substituídas a qualquer momento por um ou dois trabalhadores que ganhem menos.

Se você se identificou com alguma situação destas lembre-se de que assédio moral é crime. Denuncie!