Voltar
25 de Setembro de 2018

Setor Químico: Assembleia no ABC confirma pauta da Campanha Salarial 2018


Escrito por: Sindicato Químicos do ABC


Sindicato Químicos do ABC

Assembleia realizada na segunda-feira (24) ratificou a proposta de pauta unificada da Campanha Salarial 2018 do Setor Químico, consensuada por todas as entidades que integram a Fetquim – Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT São Paulo - e que reúne os sindicatos do ABC, SP, Unificados de Campinas, São José dos Campos, Vinhedo e Jundiaí.

Os principais itens da pauta aprovada, que será entregue aos representantes patronais no próximo dia 26, são:

1. Salário Normativo (piso) de R$ 1.700

2. Reajuste salarial: reposição da inflação + 5% de Aumento Real

3. Participação nos Lucros e Resultados (PLR) mínima equivalente a dois pisos salariais com taxa negocial para todos os trabalhadores

4. Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com validade por 2 anos.

Grupo de Trabalho sobre Reforma Trabalhista

Dede o ano passado representantes da Fetquim-CUT, da Fequimfar (federação ligada à Força Sindical) e CEAG 10 (representante patronal) têm se reunido para discutir algumas cláusulas da Convenção Coletiva relacionadas às mudanças feitas na Consolidação Geral das Leis do Trabalho (CLT) após a Reforma Trabalhista.  Durante esse diálogo, algumas mudanças foram encaminhadas pelos patrões e outras pautadas pela Fetquim e devem ser fechados nas negociações desta Campanha Salarial.

Entre os pontos estão a inclusão de um acordo de compensação de jornada (banco de horas), a obrigatoriedade de homologações serem feitas nos sindicatos, proibição do trabalho insalubre à gestante e comissão de resolução de conflitos.

“Vamos para as negociações com um cenário econômico muito difícil e em pleno processo eleitoral. Mas temos a responsabilidade de defender nossa Convenção Coletiva de Trabalho, que é a maior ferramenta que o trabalhador tem na mão hoje para garantir os seus direitos”, pontuou o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

80 anos do Sindicato dos Químicos do ABC e Eleições

Ainda na assembleia, foi dado o informe da celebração dos 80 anos do Sindicato, que será no próximo dia 8 de outubro, com o lançamento de um projeto que marcará os 80 anos do Sindicato por um ano.

Também foi reforçada a necessidade de todos e todas se integrarem na campanha eleitoral, participando das ações de ruas para defender candidaturas que tenham compromisso com um projeto de Brasil de crescimento econômico com geração de emprego e renda e justiça social.