Voltar
06 de Dezembro de 2016

Regional Campinas dos Químicos Unificados recebe debate sobre mídia e machismo


Nesta terça-feira, 6/12, às 19h, a Regional Campinas do Sindicato Químicos Unificados receberá o debate “Participação da mulher nos espaços públicos X objetificação da mulher e a naturalização do machismo na mídia”. A atividade é gratuita e aberta a todos que tenham interesse neste tema. O sindicato fica na avenida Barão de Itapura 2022, Guanabara, em Campinas.

Algumas questões aparecem como ponto de partida para o debate: Como a mulher aparece no Jornalismo brasileiro? Como os anúncios publicitários perpetuam os estereótipos femininos? Legitimam o assédio ou o estupro? Pode a mulher ser apresentada apenas como consumidora de produtos cosméticos, de limpeza, de beleza e brindes das propagandas de cervejas, desodorantes e carros?

A atividade faz parte das ações do Coletivo de Mulheres do sindicato Químicos Unificados e contará com a participação de Marcela Moreira (cientista social, militante feminista, coordenadora do Instituto Voz Ativa, que tem realizado oficinas sobre feminismo, gênero e combate à violência as mulheres a diversos grupos, entre eles o coletivo de Mulheres do sindicato), Marina Pinta (jornalista, militante feminista, do Coletivo Intervozes, trabalhou no Instituto Patrícia Galvão) e Rosangela Paranhos, dirigente do Unificados e integrante do Coletivo de Mulheres do sindicato.