Voltar
17 de Fevereiro de 2017

Reformas da previdência e trabalhista são afrontas ao trabalhador


Remígio Todeschini, ex-presidente dos Químicos do ABC e Diretor Executivo do Instituto de Previdência de Santo André., na mesa Ataque das Elites a Classe Trabaçhadora, falou das reformas da previdência e trabalhista, durante o primeiro dia do 4o Congresso Estadual da Fetquim.

Remígio apresentou as mudanças propostas pelo governo ilegítimo de Michel Temer que vem lesando o trabalhador e teve apoio dos participantes quanto a importância de lutar contra as mudanças de retirada de direitos. "A primeira avaliação é que a reforma proposta é violenta, cruel e maldosa. Na prática, vai impor para os trabalhadores mais pobres a aposentadoria aos 70 anos."

Outro ponto criticado pelo especialista, que também é ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, é a equiparação entre homens e mulheres. Ele aponta, baseado em estudo do IBGE, que as mulheres com mais de um filho chegam a ter jornada até 32% maior, configurando a chamada "dupla jornada", que justifica a diferença nas idades mínimas nas aposentadorias para homens e mulheres, e que o governo pretende abolir com a reforma.

Sobre a exigência de contribuição para os trabalhadores rurais, Todeschini prevê "impacto terrível" já que ainda são extremamente mal pagos, e com a implementação do encargo, podem ser desestimulados a manterem suas atividades, migrando para as cidades, colocando a segurança alimentar em risco, já que cerca de 70% da produção de alimentos é realizada por esses trabalhadores.