Voltar
10 de Agosto de 2018

Químicos do ABC realizam protesto na Lazzuril, na Sanko e fortalecem manifestação na Refinaria de Capuava


Escrito por: Sindicato Químicos do ABC


Sindicato Químicos do ABC

A categoria química do ABC aderiu às manifestações deste 10 de agosto, o Dia do Basta, convocado pelas centrais sindicais.

Na manhã desta sexta-feira, o Sindicato dos Químicos do ABC realizou assembleia com paralisação e atraso na entrada de turnos nas empresas Sanko Espuma, em Diadema, e Lazzuril (Sherwin Williams), em São Bernardo do Campo. Também participou, com outras categorias, dos protestos na Refinaria de Capuava.

Os três protestos envolveram cerca de 3 mil trabalhadores. Após, lideranças e militância foram à São Paulo para participar do grande ato na Av. Paulista, em frente à FIESP, entidade considerada símbolo do golpe de 2016, responsável pela atual crise.

O 10 de Agosto como DIA DO BASTA foi convocado pelas centrais sindicais com o principal objetivo de unir forças na luta contra o desemprego, a reforma trabalhista, a agenda de privatizações e contra o aumento dos combustíveis.

Atualmente, o Brasil possui 13,2 milhões de desempregados, o dobro do que foi registrado em 2014. Segundo o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), são 27,7 milhões de pessoas sem emprego, subocupadas (que fazem algum tipo de bico/freela) ou desalentadas (que desistiram de procurar algo e entraram em estado de desânimo).