Voltar
28 de Agosto de 2017

Produtos químicos contaminam área da tradicional Feirinha da Madrugada em SP


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O terreno da Feirinha da Madrugada, na região no Brás, no Centro de São Paulo, está contaminado por produtos químicos e derivados do petróleo, segundo reportagem do SPTV da TV Globo que foi ao ar no último dia 25 de agosto. No local passam cerca de 25 mil pessoas por dia.

Uma empresa de estudos ambientais, contratada pelos representantes dos cerca de 4 mil comerciantes da feira, encontrou componentes de benzeno e chumbo no local. No passado, um posto de combustível funcionava onde hoje é realizada parte da feira, no cruzamento das ruas São Caetano e Monsenhor Andrade.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que a área está sendo monitorada.

Em nota, o Consórcio Circuito das Compras, responsável pelo espaço onde é realizada a feirinha, disse que "toma todas as providências para a saúde e segurança dos frequentadores do local".

Neste mês, o consórcio apresentou à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) um plano de intervenção para a construção de um shopping no local. A companhia ambiental aprovou o plano, mas estabeleceu diversas exigências, entre elas, a restrição ao uso de águas subterrâneas, a proibição do plantio de árvores frutíferas e hortaliças, a classificação e o destino do solo removido e a implantação de um plano de gestão ambiental.