Voltar
25 de Novembro de 2021

Petrobras terá que bancar exames para trabalhador (a) exposto ao benzeno


Escrito por: Fetquim


Fetquim
Crédito: Tânia Rêgo /Agência Brasil

Decisão liminar  da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro (21ª. Vara do Trabalho) obrigou a Petrobrás a custear exames mais detalhados aos petroleiros expostos ao benzeno nos laboratórios do Centro de Pesquisa,  Desenvolvimento e Inovação (Cenpes)  do Rio de Janeiro. O benzeno é tóxico e cancerígeno.

Segundo a Assessoria de Saúde e Previdência da Fetquim, o benzeno é uma substância tóxica que mesmo em baixa exposição provoca câncer. Milhares de trabalhadores e pessoas em geral estão expostas ao benzeno, quer em processos quimicos ou em contato com a gasolina que contém até 1% dessa substância nos postos de gasolina. 

Airton Cano, coordenador da Fetquim, lembra que a questão da exposição ao benzeno é uma luta antiga e permanente dos químicos, junto aos sindicatos filiados e informativos da própria Fetquim-CUT/Intersindical/Unidos Pra Lutar. 

Relembre aqui

Ação do MPT foi proposta  contra a Petrobrás

A  ação judicial foi proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e, segundo o Instituto do Câncer do Rio de Janeiro, a Petrobrás tomou medidas insuficientes até agora. Foram listados para o MPT e para a Justiça do Trabalho exames mais adequados “que vão medir e atestar com maior precisão e acerto possível e eventuais disfunções” decorrentes do contato com o benzeno.

Em reportagem do Valor Econômico de 23.11.21, a direção da Petrobrás diz que adotou todas as práticas existentes para salvaguardar a saúde dos trabalhadores. 

A FUP estima que 7 mil petroleiros serão beneficiados

A FUP ( Federação Única dos Petroleiros) estima que 7 mil trabalhadores da Petrobrás hoje no Brasil estejam expostos ao benzeno e tem a expectativa que a sentença definitiva atinja todos esses trabalhadores. Em caso de ganho definitivo pode haver uma indenização coletiva de 5% do lucro líquido da empresa em 2021. 

Dirigentes da Fetquim-CUT reforçam a luta  contra os efeitos nocivos do benzeno

André Alves , secretário de Saúde da Fetquim, recorda que há 26 anos conseguimos o acordo sobre o benzeno e a Comissão Tripartite. "Vários trabalhadores morreram desde então pelo benzeno devido  ao câncer e problemas na medula óssea. E estamos vendo que as medidas judiciais estão ajudando a reconhecer  o problema com o apoio também da Fiocruz, Fundacentro, MPT e diversas entidades sindicais. É importante  que toda essa luta não seja esquecida e só a Luta contínua muda a Vida”. 

Joel Santana, dos Químicos do ABC, participou da Comissão Nacional do Benzeno em  afirma: “ A Justiça do Trabalho está fazendo seu papel, apesar da política desse governo desmobilizando totalmente as questões relacionadas à exposição ao benzeno. Esperamos que as empresas se responsabilizem pelos danos causados à saúde dos trabalhadores”. 

Fonte: Assessoria de Saúde e Previdência da Fetquim-CUT, Valor de 23.11.21 e dirigentes da Fetquim.CUT.