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08 de Setembro de 2017

Natura compra a The Body Shop por 1 bilhão de euros


Escrito por:  Agências


 Agências

A Natura informou no dia 7 de setembro que foi fechada em Londres a aquisição de 100% da The Body Shop International, do Grupo LOréal, depois da obtenção das aprovações pelas autoridades de defesa da concorrência no Brasil e nos Estados Unidos, entre outras condições. O acordo preliminar para a transação foi anunciado em 9 de junho.

"Com a aquisição da The Body Shop a Natura dá um passo decisivo para fundação de um grupo de cosméticos multicanal que reúne três marcas fortes - Natura, The Body Shop e Aesop", diz a empresa, em comunicado.

De acordo com a Natura, a transação levará o novo grupo a uma ampla presença geográfica em mercados-chave. Combinadas, afirma, as três marcas têm operações em 69 países, 18 mil colaboradores, 3.200 lojas, rede de franqueados, com uma força de vendas de 1,8 milhões de consultoras independentes e um amplo portfólio de produtos.

"Esta aliança cria uma combinação de empresas que compartilham um propósito comum e vai muito além das práticas usuais", diz, em nota, Guilherme Leal, co-presidente do Conselho de Administração da Natura.

Estima-se que o faturamento da Natura salte para R$ 11,5 bilhões de reais e que o negócio com a Body Shop tenha chegado a 1 bilhão de euros.

A marca The Body Shop seguirá atuando de forma independente nos 70 países onde atua. No Brasil a rede possui 133 lojas.

Caminhos cruzados

A Natura foi fundada em 1969 em São Paulo por Luiz Seabra, ainda hoje seu maior acionista e se transformou na maior fabricante brasileira de cosméticos calcada em imagens e iniciativas de sustentabilidade empresarial.

A rede inglesa The Body Shop foi criada poucos anos depois, em 1976, e uma das primeiras do mundo a decretar o fim do teste de produtos em animais. Anos depois, em 2006, foi comprada pelo grupo francês L’Oréal, maior empresa de cosmética do mundo.

O encontro das duas ocorre em um momento em que a Natura repensa o negócio, com a diversificação dos canais de vendas e também o plano para o avanço da marca fora do país. Ao mesmo tempo, a rede inglesa precisa da renovação da marca para voltar a crescer, em especial em países de maior potencial de crescimento do setor, como o Brasil, dominado pela Natura.