Voltar
20 de Abril de 2020

Morre João de Moraes Farani


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A Fetquim vem a público comunicar a seus filiados e expressar sua consternação com o falecimento do dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), João de Moraes Farani, de 53 anos, na noite deste domingo, dia 19. Ele foi internado no sábado, 18, com dificuldades para respirar. A morte é suspeita de infecção pela Covid-19, o novo coronavírus.

João era funcionário da Metalvic há mais de 25 anos, onde foi da comissão de fábrica. Em 1995, foi para diretoria do SMetal. Desde então, passou pelos cargos de vice-presidente e tesoureiro da entidade. Ele também cumpriu importante papel na luta sindical no estado, ocupando o cargo de vice-presidente e secretário geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM/CUT).

“Farani foi um companheiro incansável na luta pelos direitos dos trabalhadores de toda região. Esteve, ao longo dos anos, à frente de inúmeras negociações e momento importantes dessa caminhada em prol dos metalúrgicos. Sua presença não poderá jamais ser substituída. Ele fará muita falta”, ressalta Leandro Soares, presidente do SMetal.

Farani era um lutador e trabalhou muito no último mês para manter os trabalhadores e trabalhadoras seguros em casa. “Junto de toda diretoria do Sindicato, ele buscou todos os meios de negociação para garantir que os metalúrgicos não fossem expostos a essa doença e conseguiu que milhares deles ficassem em segurança com suas famílias. Sem dúvida esse é um dos legados que ele deixa para todos nós”.

João deixa a esposa, Cíntia Regina, a filha Camila e o enteado Flávio. João será enterrado nesta segunda-feira, 20, e por ser morte suspeita de Covid-19 não haverá velório.

Farani presente!