Voltar
25 de Outubro de 2018

 Lucro da fabricante de tintas Akzo Nobel sobe quase 40% no trimestre


Escrito por: Valor Econômico


Valor Econômico

A Akzo Nobel, empresa holandesa de tintas, revestimentos e produtos químicos especiais, anunciou na quarta-feira (17/10) que obteve no terceiro trimestre deste ano um lucro líquido de 301 milhões de euros, um aumento de 39% em relação aos 216 milhões de euros registrados no mesmo período de 2017.

Considerando apenas os resultados de operações continuadas, a companhia apresentou um ganho de 149 milhões de euros, alta de 23%, graças à queda dos custos e ganhos com reajuste de preços. Entre as divisões descontinuadas está a unidade de produtos químicos especializados. Em março, a Akzo Nobel anunciou a venda do setor para um consórcio liderado pela companhia de capital privado americana Carlyle por 10,1 bilhões de euros.

A receita da companhia, na mesma base de comparação, recuou 4%, indo de 2,4 bilhões de euros para 2,3 bilhões de euros. Considerando um câmbio constante, a receita ficou estável.
 
No período, o volume de produtos vendidos caiu 6%, pelo fato de a companhia ter adotado uma estratégia de obter ganhos por meio do valor dos produtos. Com a estratégia, houve alta de 6% nos ganhos.

As despesas gerais e administrativas caíram 7% no terceiro trimestre, para 763 milhões de euros.