Voltar
15 de Dezembro de 2020

Fetquim se une à campanha "O Brasil precisa do SUS”


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A Fetquim se soma à campanha “O Brasil precisa do SUS”, para fortalecer o Sistema Único de Saúde, que vem sofrendo sucessivos ataques desde o golpe de 2016 e salvou milhares de brasileiros durante a pandemia de Covid-19.

“Quando os primeiros casos surgiram, entre a alta sociedade, os infectados pela Covid-19 foram atendidos pelo SUS pois os hospitais privados e planos de saúde não sabiam o que fazer, alguns não queriam cobrir os gastos, e enviaram a conta para o poder público, o SUS", afirma André Alves, secretário de Saúde da Fetquim.

O pior, segundo ele, não aconteceu devido a existência do Sistema Único de Saúde - SUS, mesmo tendo sido desmontado pelo governo desde o golpe de 2016 com Emenda Constitucional 95. "E o principal defensor da privatização do SUS, Luiz Henrique Mandetta, que na época era Ministro da Saúde, mudou de ideia e passou a defender o SUS público", lembra ele.

Pandemia

 

No Brasil, a Covid-19 escancarou as desigualdades sociais e a desvalorização da vida que tem servido de terreno fértil para o vírus, argumentam os organizadores da campanha. O vírus mata mais pessoas negras, pobres e se dissemina rapidamente entre trabalhadores de serviços essenciais e informais, assim como entre populações vulnerabilizadas. Já são mais de 181 mil brasileiros mortos pela pandemia do novo coronavírus desde março.

’O Brasil precisa de SUS’ é uma iniciativa unificada de diversas entidades com forte presença do movimento sindical, representantes da saúde, como profissionais e grupos universitários, e outras organizações que defendem políticas públicas essenciais para o bem estar social.

#BrasilPrecisadoSUS #DefendaoSUS #FrentePelaVida #RevogaEC95 #VacinaparaTodaseTodos