Voltar
18 de Julho de 2018

Fetquim participa de conversa sobre os avanços e desafios do ECA


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A Fetquim marcou presença na roda de conversa para marcar os 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, na última sexta (13/07).

Danielle de Cássia Franco, secretária de políticas sociais da Fetquim, conta que houve uma análise dos avanços conquistados e dos  desafios e retrocessos que o governo golpista de Michel Temer têm imposto pelo país.  

O secretário geral e de imprensa do Sindicato dos Químicos do ABC, Ronaldo de Oliveira, destacou que sindicatos como Químicos do ABC, Metalúrgicos, Bancários e Servidores de São Bernardo nestes 28 anos, pautados pelo projeto Meninos e Meninas de Rua, apoiaram desde o início a Jornada Cidadã e “até hoje o Sindicato dos Químicos do ABC vem cumprindo seu papel de Sindicato-Cidadão”.

Jornada Cidadã

O programa Jornada Cidadã surgiu em maio de 2004 por iniciativa dos sindicatos dos químicos, metalúrgicos e servidores municipais da região do ABC. Indignados com a exploração sexual de crianças na região do Terminal Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, resolveram colocar a mão na massa e promover um centro de discussão e reflexão que intermediasse o contato entre a sociedade civil e o poder público.   

Atualmente, mais de 20 entidades participam da iniciativa: são ONGs, projetos sociais, entidades sindicais e as prefeituras de Diadema e Santo André. Graças à excelência, o plano foi adotado também em outros estados como Espírito Santo e até mesmo outros países como Uruguai e Chile.  

Entre outras ações, o fórum forma representes envolvidos com o compromisso de exterminar a violência e a exploração sexual, a exclusão social e o trabalho inadequado de crianças e adolescentes para atuar em órgãos deliberativos como conselhos.

Acompanhe aqui reportagem da TVT, que esteve no local: