Voltar
18 de Julho de 2018

Fetquim é uma das patrocinadoras da exposição sobre Dom Paulo Evaristo Arns


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O arcebispo emérito de São Paulo e cardeal dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016) foi um incansável militante pelos direitos humanos. Defendeu opositores da ditadura militar, grevistas perseguidos, familiares de desaparecidos políticos, participou da cópia de mais de um milhão de processos do Superior Tribunal Militar para denunciar os crimes praticados pelos militares, criou a Pastoral da Infância, a Comissão Justiça e Paz de São Paulo, incentivou a Pastoral da Moradia e a Pastoral Operária... entre tantas atividades.

Estas e outras facetas deste frade franciscano são retratadas na exposição "Dom Paulo Evaristo Arns: 95 Anos", que o Centro Cultural dos Correios inaugura no próximo sábado, com apoio da Fetquim.

A exposição, que fica aberta até setembro e é gratuita, tem fotos, vídeos e instalações que passam por diferentes momentos da vida de Arns. E está organizada em seis eixos temáticos: Sociedade, Democracia, Produção Intelectual, Igreja, Comunicação e Política.

O público também pode assistir à performance teatral “Lembrar é Resistir”, apresentada às 15h e às 16 h. Senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada apresentação.

Defensores da intervenção militar ameaçam exposição

Um grupo de pessoas, defensoras de uma "intervenção militar", tem afirmado que a exposição "não iria durar três dias". Por isso os responsáveis pela exposição registraram um boletim de ocorrência e divulgaram a seguinte nota:

"Diante de algumas manifestações que defendem a volta de um regime autoritário, que traz consigo os desmandos que já assistimos recentemente na história do Brasil, não podemos deixar de nos indignar com tamanha violência", afirmam os coordenadores e curadores da exposição, Evanize Sydow e Marilda Ferri.

Tamanha é a importância de Paulo Evaristo Arns ao patrimônio histórico brasileiro que em 1989 foi feita uma forte campanha que lançou seu nome para o Prêmio Nobel da Paz.

Serviço:

“Dom Paulo Evaristo Arns, 95 anos”

Local: Centro Cultural Correios São Paulo, avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, centro (perto dos metrôs Anhangabaú e São Bento)

Datas: de 21/7 a 23/9. De terça a domingo, das 11 às 17h

Gratuito

Informações: (11) 2102-3694