Voltar
06 de Outubro de 2021

Fetquim E NEVIS (UNB) lançam livro sobre agonia e sofrimento dos químicos contaminados pela Covid19 


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O livro "Agonia e sofrimento dos trabalhadores contaminados pela Covid-19", do pesquisador da UnB, Remígio Todeschini, acaba de ser lançado. Fruto da pesquisa de Estudos de Casos sobre contaminados pela Covid-19, a obra é uma parceria entre a Fetquim-CUT e o NEVIS da Universidade de Brasília.

Os resultados preliminares da pesquisa já tinham sido divulgados em junho de 2020 no site da  Fetquim, relembre aqui. Uma das primeiras conclusões, entre químicos e petroleiros, foi que: dos 10 contaminados, seis deles aconteceram por contágio no ambiente de trabalho, devido à falta de medidas de proteção e de distanciamento social em trocas de turnos, vestiários, banheiros e locais de produção.  

O livro detalha o sofrimento físico e emocional de 10 trabalhadores, as sequelas e o relato minucioso de problemas psíquicos, como medo, ansiedade, angústia, estresse, solidão, confusão mental, entre outros sintomas, além de problemas familiares e sociais.  

O professor Wanderley Codo, da Universidade de Brasília, diz que o livro  "trouxe consigo o sofrimento psíquico que persegue os seres humanos com a mesma ferocidade do novo coronavírus". "O livro cumpre a lacuna, revela a dor que não aparece nos jornais."

Airton Cano, coordenador político da Fetquim, escreve no prefácio do livro que é mostrado "o sofrimento psíquico, físico, familiar e social de trabalhadores químicos e petroleiros em serviços essenciais."

André  Alves, secretário de Saúde da Fetquim, que fez a apresentação da edição do livro, chama a atenção que "em muitos locais faltaram medidas de proteção preventivas e não foram evitadas aglomerações, daí a importância permanente da preservação da saúde dos trabalhadores." 

O livro poderá ser um subsídio importante para as direções sindicais e jurídicos das entidades a fim de garantir os direitos previdenciários dos trabalhadores que foram contaminados a partir dos locais de trabalho e está à disposição dos interessados através de download. Para baixar o livro clique aqui.