Voltar
18 de Dezembro de 2020

Fetquim se solidariza com Isa Penna e defende cassação do deputado Fernando Cury


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A Fetquim/CUT/Intersindical/UnidosPraLutar vem a público, estarrecida, se solidarizar com a deputada estadual Isa Penna, do PSOL, importunada sexualmente pelo deputado estadual Fernando Cury, do Cidadania, na última quarta-feira (16/12), dentro do plenário da ALESP, em São Paulo.

Uma câmera da Assembleia Legislativa de São Paulo flagrou o momento em que o deputado Fernando Cury passa a mão nos seios da deputada Isa Penna, durante sessão extraordinária que votava o orçamento do estado. A imagem mostra que a deputada reage contra a falta de respeito do deputado, e demonstra total repúdio.

A Fetquim exige punição exemplar ao deputado Fernando Cury pela Comissão de Ética da ALESP por quebra de decoro parlamentar por importunação sexual. E convoca todos os filiados e filiadas a estarem nas trincheiras da defesa de abertura de processo de cassação do mandato do deputado.

Reforçamos a importância do Projeto de Lei 113/19(Dossiê Mulher Paulista), proposto pela deputada Isa Penna - que consiste na elaboração de estatísticas periódicas sobre a violência contra a mulher no estado de São Paulo para fins de definição de políticas públicas - à semelhança do projeto proposto no Rio de Janeiro pela deputada estadual assassinada Marielle Franco (PSOL).

“Tocar o corpo de uma mulher sem consentimento é uma violência, é um ato imoral, machista, que faz parte da cultura do estupro. É inaceitável que um representante público tenha tal comportamento, portanto, a ALESP terá que se posicionar e o Conselho de Ética deve abrir um processo de cassação do deputado Fernando Cury por quebra de decoro”, defende a secretária de Mulher Trabalhadora da Fetquim, Rosângela Paranhos.

Toda a nossa solidariedade e apoio a deputada Isa Penna. Nos somamos às vozes que clamam pela cassação do deputado assediador Fernando Cury (Cidadania) na Assembleia Legislativa de SP.