Voltar
19 de Janeiro de 2022

FETQUIM apóia documentário “Pinheirinho dos Palmares” que será lançado dia 22/01 às 19h


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O documentário "Pinheirinho dos Palmares: A Luta Contra Injustiças", será lançado no bairro Pinheirinho dos Palmares no próximo dia 22 de janeiro, às 19h, data em que se completam 10 anos do massacre. 

O secretário de Cultura da Fetquim, Paulo Sérgio da Silva, lembra da truculência do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, da juíza Márcia Loureiro da 6ª Vara Cível de São José dos Campos, que mobilizaram um efetivo de dois mil soldados da Polícia Militar armados com escudos, armas, cassetetes, bombas de gás e spray de pimenta, além de dois helicópteros e da cavalaria para expulsar cerca de 1,7 mil famílias - homens, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e crianças - da ocupação Pinheirinho dos Palmares, localizada em um terreno em São José dos Campos, interior de São Paulo.

A ação foi reconhecida como um dos maiores crimes de Estado contra os direitos humanos cometidos no período pós-ditadura militar. 

 Pessoas de outras cidades e estados ou que não conseguirem se deslocar até o bairro, poderão assistir ao documentário no dia 5 de fevereiro às 19h na internet no site https://www.even3.com.br/pinheirinhodospalmares.

O ingresso no valor de R$ 20,00 ajudará da compra de um computador e uma filmadora para doação ao Movimento Urbano Sem Teto (MUST) organizado por moradores da comunidade Pinheirinho.

“A produção Pinheirinho dos Palmares é uma contribuição para superar o negacionismo em relação aos inúmeros crimes de estado praticados contra a comunidade do Pinheirinho”, conta Everton Rodrigues, diretor do documentário. "Negar o massacre do Pinheirinho significa ignorar a própria história de escravidão e criminalização da população excluída no Brasil!, completa.

O terreno que foi ocupado é parte da massa falida da Selecta S/A, de propriedade do especulador acusado e preso por corrupção, Naji Nahas, e jamais atendeu à exigência do artigo 5º da Constituição Federal, sobre a função social da terra. Além disso, o empresário acumula dívida acima de R$ 190 milhões com a prefeitura por não pagar IPTU entre 1981 e 2022.

Ficha Técnica

Título: Pinheirinho dos Palmares: A Luta Contra Injustiças
Conselho Editorial Comunitário: Carlos Tim Maia, Jessica Nereida Silva da Cruz, Juliana Silva da Cruz, Luiz Gonzaga Alves da Silva (LG), Rose Aparecida Silva e Waldir Martins (Marrom)
Direção: Everton Rodrigues
Direção Fotografia: Erik Garcia
Direção de Produção: Erik Garcia
Assistente de Produção: Samuel deJac
Roteiro: Everton Rodrigues e Erik Garcia
Produção Executiva: Everton Rodrigues
Montagem: Nathalie Sbrisse
Edição: Erik Garcia
Narração: Vanda Siqueira e Gabriel Hendi
Divulgação: Evelin Silva Rodrigues e Laura Rodrigues
Design Gráfico: Elaine Alves
Animação: Erik Garcia
Duração: 1h40min