Voltar
03 de Maio de 2016

Estresse e problema de pressão adoecem trabalhadores do setor químico


O Sindicato dos Químicos realizou na quinta-feira (28/04) um debate com o pesquisador e ex-dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, Remigio Todeschini, que apresentou dados sobre as doenças que acometem o trabalhador químico. A palestra marcou o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

De acordo com Remigio diminuíram as mortes e a gravidade dos acidentes, mas descobriram-se mais doenças que antes não apareciam, até porque a pesquisa é mais esmerada e não fica nos limites impostos pela legislação.

Atualmente a LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e os transtornos mentais são os problemas que mais acometem os trabalhadores.  “Essa tendência neoliberal de corte de direitos e pressão patronal só agrava o estresse e o sofrimento do trabalhador e a tendência é o quadro piorar ainda mais”, denuncia Remigio.

Os dados fazem parte do livro “De que adoecem os trabalhadores químicos”.  A publicação tem vários autores e foi organizada por Remígio Todeschini, pesquisador do Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília, ex-trabalhador químico que presidiu o Sindicato nos anos 90, foi dirigente da CUT e atualmente diretor executivo do Instituto de Previdência de Santo André – IPSA.

O livro pode ser adquirido mediante pedido em diversas livrarias, mas o site de procura é o da LTR, a editora responsável pela publicação, e pode ser adquirido no link: http://www.ltreditora.com.br/de-que-adoecem-os-trabalhadores-quimicos.html