Voltar
11 de Maio de 2020

Dirigentes e amigos lamentam a perda de Julio Cesar Sacramento, da Fetquim


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A perda irreparável do companheiro do assessor da Fetquim, Julio Cesar Sacramento, vítima da Covid 19, enquanto lutava bravamente contra um câncer de cérebro nos últimos três anos, deixa um vazio inestimável em toda a equipe da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no estado de São Paulo e em diversos companheiros e companheiras que conviveram com ele.

Julio, sempre foi uma pessoa gentil, educada e muito prestativa, aliado de primeira da classe, escolheu seu lado e viveu plenamente.  Nossa solidariedade e energias de sabedoria a todos para enfrentar este momento de dor e partida. Descanse em paz e como dizia Víctor Hugo: ‘A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace’.
Arlei Medeiros, coordenador da secretaria geral da Fetquim

Sem dúvida uma grande perda....resistente sempre e um educador permanente da classe operária. Que esteja em paz e continue a inspirar a resistência por um mundo novo e solidário.
Remígio Todeschini, assessor de saúde e SST da Fetquim

Não há palavras para definir  e expressar nossos sentimentos , parceiro e sempre a disposição para contribuir em todos os desafios. Julio Sacramento...Presente !!!
Airton Cano, coordenador político da Fetquim

Compas da Fetquim, recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do Julio Cesar Sacramento. Lamentamos muito! Toda força e solidariedade a família e a todos!
Gilmar Mauro, Coordenação do MST

Julio foi grande amigo,  parceiro, ser humano da melhor qualidade, sempre com um sorriso generoso  mesmo nos momentos mais difíceis. É uma grande perda, mas seu exemplo fica em todos e todas que tiveram a sorte de conviver com o nosso grande Julio. Passada essa crise, teremos fazer uma justa homenagem a ele.
Archimedes Lazzeri, metalúrgico hoje aposentado, ex-assessor da CNM e da formação da CUT Nacional.


Até hoje eu não sabia como era perder um irmão. Chegava muitas vezes cantando no escritório ou com fatos novos sobre a política de maneira geral. Era alegre trabalhar ao seu lado, compartilhar sonhos, anseios, os pepinos do dia a dia. Estava sempre pronto a ajudar, sempre sorrindo, sempre atencioso. Sua generosidade ia além das expectativas (nos ensinava com muito carinho "o caminho das pedras"). Pau pra toda obra! Um grande cara, sempre pronto para ouvir e ajudar a encontrar soluções e caminhos que fossem bons para a maioria. 
Marli Clementino, secretária da Fetquim

Os melhores vão na frente... Julio, tão especial, era impossível não perceber que este mundo era pequeno para sua mística presença. Sinto não ter sorvido mais de sua luz e graça, mas, me sinto privilegiado das poucas oportunidades de longos anos de convivência. Dor fraternal e lágrimas de falta e saudade, irmão imprescindível! Não há como tergiversar, perdemos (um bom companheiro).
Gilberto Silvério, Sindicato dos Químicos de São José dos Campos

É sempre doloroso perder um companheiro de luta, más em alguns casos parece que parte da gente vai junto.
Paulo Lage, ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC

Conheci o Julio no início de 2010, quando iniciei a prestação de serviços de assessoria jurídica para a Fetquim. Foi um desafio pessoal muito grande e a insegurança inevitável de todo início de trabalho. Mas ter contato com a parceria e compreensão de pessoas tão especiais como a Marli e o Julio tornou tudo mais fácil. Julio tinha muita nobreza de caráter e sentimentos. Uma pessoa extremamente generosa que me ajudou e ensinou muitas coisas. Ele amava o que fazia e é por isso que fazia tão bem. Agia sempre com muita inteligência e elegância em qualquer situação e por isso era tão querido por todos. Eu me lembro muito de como ele conseguia manter a calma e a alegria mesmo nos momentos mais tensos e isso era contagiante. Um grande companheiro e um amigo muito querido que fará muita falta!
Camila Lago, advogada 

Ele conseguia conviver com todo o mundo e suas diferenças. Vai deixar muita saudade. Eu convivi com ele por pelo menos 29 anos, desde que ele trabalhava no departamento do ramo químico, depois na revista Alquimia, Sindicato dos Químicos do ABC, depois ele deu aula e ele veio construir a Fetquim, onde ficou até o fim da vida.
Nilson Mendes, secterário de Política Sindical da Fetquim

O Julio sempre foi uma pessoa disponível, tivemos muitas reuniões de trabalho, sempre muito conciliador. Temperamento positivo, construímos muitos temas juntos. Foi um guerreiro.
Arnaldo Pedace, gerente de Relações Sindicais Trabalhistas do Sindusfarma