Voltar
12 de Dezembro de 2017

Conheça as principais doenças enfrentadas pelos químicos, de acordo com cada categoria


Escrito por: Fetquim


Fetquim
Legenda: Remígio Todeschini
Crédito: Dino Santos

Remígio Todeschini, assessor da Fetquim, apresenta as principais doenças enfrentadas pelos químicos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante Seminário de Capacitação em Saúde e Condições de Trabalho:

1º lugar - lesões, traumas e contaminações acontecem mais no setor de tintas por causa de máquinas defasadas e em manutenção, esforço físico excessivo, processos químicos não enclausurados, entre outros.

2º lugar - Casos de Lesão por esforço repetitivo (LER/DORT) ,mais encontradas no setor de petróleo.

3º lugar -Transtornos mentais e comportamentais, que acontecem mais no setor de petróleo, por causa do isolamento social e familiar (em virtude dos turnos diferenciados), pressão, ritmo acelerado, pressão, assédio moral.

4º lugar - Doenças do aparelho digestivo que acontecem mais entre os trabalhadores de agrotóxicos.

Entre as lutas mais recentes e bem sucedidas dos trabalhadores e trabalhadoras químicos está a conquista da proteção de máquinas no Setor Plástico, a NR 33 (que se refere ao trabalho em grandes alturas, uma luta ao lado da construção civil) e a luta contra as contaminações da Shell/BASF, em Paulínia (SP).

“Investigar a organização do local de trabalho é o remédio mais eficaz contra acidentes e doenças do trabalho”, lembra Domingos Lino, assessor de saúde e segurança do trabalho do Sindicato dos Químicos de SP.