Voltar
28 de Janeiro de 2021

Comunicado de falecimento: Sergio Novais


Escrito por: Fetquim


Fetquim

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Sergio Novais, 62 anos, nesta quinta-feira, 28 de janeiro, por falência múltipla de órgãos, após uma semana de internação por uma inflamação forte nas pernas.

Sergio se tornou presidente do Sindicato dos Químicos do ABC em 1997, quando encabeçou a chapa 1 da CUT, derrotando a oposição da Força Sindical, ficando no cargo até 2003. Antes disso, foi diretor de base e coordenador da regional Pauliceia do Sindicato.

A partir de 2003, foi eleito dirigente da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), onde exerceu por duas vezes o cargo de presidente, foi também secretário de relações internacionais e, posteriormente, secretário de administração e finanças.

Novais contribuiu de forma extraordinária para o fortalecimento da luta da classe trabalhadora através da solidariedades sindical nacional e  internacional, deixando o legado de construção e atuação na Rede de Trabalhadores na BASF América do Sul e  na Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia, Mineração e Indústrias Diversas (ICEM) - atualmente INDUSTRIALL (após fusão com outros ramos), entidade da qual Sergio chegou a ser membro da direção executiva. 

A Fetquim e o ramo químico lamentam profundamente a perda repentina deste companheiro implacável de luta e estende sua solidariedade a esposa dele, Vera Novais, e aos dois filhos: Thiago Novais e Rodrigo Novais.

O velório será realizado nesta sexta-feira, 29/01, de 8 às 11h, e seu corpo será cremado. 

▪️VELÓRIO OSSEL
▪️AVENIDA GOIÁS, 459 - SÃO CAETANO DO SUL
▪️(11) 4228-5019 - (11) 4228-5020

SERGIO NOVAIS: PRESENTE!!!

Breve currículo da atuação do dirigente sindical Sergio Novais:

- Anos 90 - trabalhador da Cofade e BASF. Diretor de base e coodenador da Regional Pauliceia do Sindicato

- 1997 a 2003 - Presidente do Sindicato

- Anos 2000 - integra a direção da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, onde esteve até 2018, exercendo os cargos de secretário de Relações Internacionais, Presidente (por duas vezes) e secretário de Administração e Finanças.