Voltar
21 de Novembro de 2018

Câmara de Vereadores de SBC homenageia os 80 anos do Sindicato dos Químicos do ABC


Escrito por: Sindicato Químicos do ABC


Sindicato Químicos do ABC

Por iniciativa do Vereador Ferrarezi do PT a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo  homenageou na noite de 19 de novembro os 36 anos da Diretoria eleita pró CUT de 1982 e também os 80 anos do Sindicato dos Químicos do ABC.

Com presença de diretores e companheiros de base do Sindicato dos Químicos do ABC, a cerimônia começou com o discurso do Vereador Ferrarezi mostrando os livros da História do Sindicato dos Químicos do ABC dos 70 e 80 anos. Recordou “a triste história do companheiro químico Olavo Hanssen”, que foi brutalmente torturado e morto pela Ditadura Militar no Dops nos anos de 1970. Também ressaltou a “injusta prisão do companheiro Lula”.

Na sequência discursaram Paulo Caires, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) e Secretário Nacional Sindical do PT, que saudou os 80 anos do Sindicato e as tarefas que os sindicatos enfrentarão para “defender os direitos resistindo a um governo de ultra direita predador”; e José Freire, diretor do Sindicato e Coordenador da CUT ABC.  Luiz Fernando, recém reeleito deputado estadual do PT de SP, agradeceu o empenho dos diretores químicos e militância durante a campanha eleitoral e denunciou “a prisão arbitrária e política de Lula, preso sem provas”.

José Drumond, representando os diretores de 1982, que conquistaram o Sindicato dos Químicos do ABC para a luta, recordou emocionado os tempos de perseguição durante a ditadura militar, e alertou a nova diretoria para a continuidade do trabalho de base, a fim de resistir frente ao novo governo “destruidor dos direitos e criminalizador das organizações sociais e políticas progressistas”.

Por último, discursou o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart, que agradeceu a homenagem prestada pelo Vereador Ferrarezi, “que tem se dedicado na Câmara pela defesa dos interesses dos trabalhadores em geral em São Bernardo do Campo”, alertando a todos quanto aos novos desafios da atual conjuntura frente ao corte de direitos e à Reforma da Previdência em curso.

Ao final todos os diretores presentes receberam um diploma referente a essa homenagem, sendo que o presidente Raimundo recebeu uma grande placa metálica de homenagem pelos 80 anos, assim como os três diretores presentes de 1982 (Drumond, Edilmo e Remi) que foram homenageados com pequenas placas. Vários representantes dos sindicatos do ABC estavam presentes: Aroaldo, dos Metalúrgicos do ABC, Valdir, do Sindisaude ABC; Rubens, do Sindserv SBC, entre outros.