Voltar
28 de Maio de 2020

Comissão de fábrica da BASF se preocupa com apoio mental aos trabalhadores


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Para evitar a propagação do novo coronavírus entre os 800 empregados diretos e 600 terceiros da BASF Demarchi, a comissão de fábrica tem atuado de forma ainda mais ativa na defesa da saúde física e emocional dos trabalhadores e trabalhadoras.

Até o momento foram registrados apenas seis casos de Covid-19. Todas as pessoas de grupos de risco foram liberadas, mesmo antes das férias coletivas, e diante de qualquer sintoma físico o trabalhador é automaticamente afastado por 14 dias.

Iran Nunes Soares, membro da comissão de fábrica da BASF, ressalta o valor da troca de informações sobre as pessoas afastadas, o relato diário sobre o estado de saúde dos infectados e o reforço constante sobre as medidas de prevenção na fábrica para manter o psicológico das pessoas estável durante a pandemia.

“Uma das piores doenças está na mente e a desinformação é um inimigo, então nos reunimos logo na chegada e pedimos informações sobre as pessoas, respeitando o anonimato delas, falamos das ações de prevenção e higiene, isso para tranquilizar as equipes”, relata.

“Todos os dias tem algum problema para a gente resolver, há inclusive uma equipe de oração para os que têm fé”, relata Iran Soares, que muitas vezes acaba agindo como um “psicólogo informal”, ouvindo e aconselhando os trabalhadores e trabalhadoras em questões pessoais.

Medidas de prevenção no local de trabalho

Um comitê local de prevenção à Covid-19 foi criado para coordenar as mudanças nos locais onde há concentração de pessoas, como refeitórios e vestiários.

“No vestiário tivemos que criar escalas de utilização, o que exigiu a reorganização dos horários das pessoas na produção e mexeu até com o horário de saída dos fretados. Adotamos a pulverização eletrostática em todo vestiário”, conta Iran.

Na parte de limpeza e higienização, a BASF aumentou a concentração de antibactericida no sabão e intensificou a limpeza em toda a fábrica, com utilização de álcool 70%, marcação no chão para distanciamento nos elevadores, copas, laboratórios, e outras áreas, além de colocação de álcool gel em todas as áreas de grande circulação.

No refeitório houve redução no número de cadeiras pela metade, marcação no chão e a adoção de escalas para utilização do restaurante.

Nas portarias todas as pessoas que entram são submetidas a triagem e medição de temperatura de uma equipe de enfermeiros terceirizada.

A BASF distribuiu quatro máscaras por trabalhador e terceiros, a lavagem delas pode ser feita em casa ou na fábrica.

Os microônibus que levavam os trabalhadores foram substituídos por ônibus nas linhas de turno enquanto durar a pandemia. Foram instalados dispensers de álcool gel nos fretados e os assentos foram marcados. Os trabalhadores também solicitaram o compromisso de higienização dos ônibus em cada turno e foram atendidos.

Entre os colaboradores do setor administrativo foi implementado o home office com ajuda de custo.

A redução de jornada em 25% foi adotada apenas entre os trabalhadores de tintas automotivas com o acompanhamento do Sindicato dos Químicos do ABC.