Voltar
15 de Fevereiro de 2017

4º Congresso da Fetquim elege nova direção 2017-2021


O 4º Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo (Fetquim) elegerá a nova direção para o período 2017-2021 e definirá estratégias para fortalecer a ação dos sindicatos e trabalhadores do ramo.

O Congresso inicia nesta quinta-feira (16/02) com a análise de conjuntura atual feita por Douglas Izzo, presidente da CUT São Paulo, e Guilherme Boulos, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. No mesmo dia acontece um debate sobre o "Ataque das Elites a Classe Trabalhadora", com exposição de Remígio Todeschini, ex-presidente dos Químicos do ABC e Diretor Executivo do Instituto de Previdência de Santo André. E serão discutidos temas como as reformas trabalhista e da previdência.

Outro momento do Congresso, ainda na quinta-feira, será uma "Compreensão do Momento Político Atual", com as diferentes correntes sindicais.

O Congresso aprovará um conjunto de bandeiras que nortearão a ação da Fetquim no próximo período. Este plano tem como base a compreensão de que é necessário avançar na organização para ampliar a capacidade de mobilização, a fim de impedir o estabelecimento de propostas prejudiciais à classe trabalhadora. O plano de lutas também visa a ampliação de direitos, como a melhora dos salários, e será definido durante o Congresso, que termina na sexta-feira, dia 16 de fevereiro.