Voltar

Paul Singer: o difusor da economia solidária

Tive a oportunidade de conviver com o Prof. Paul Singer, tanto na CUT como no Ministério do Trabalho do governo Lula. Na CUT foi um incentivador para que estimulássemos a Economia Solidária e Cooperativas na Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), criada em 1999. Estimulamos a criação de cooperativas de crédito no campo por diversos pontos no país, e a organização da  retomada de empresas, muitas vezes falidas, recuperando-as através de uma nova gestão cooperativa para que não perdêssemos empregos. Mostrávamos que havia uma nova visão de gestão, em que a lucratividade deveria ser melhor distribuída entre os trabalhadores.  

Essa ideia de estimular a Economia Solidária e se contrapor às cooperativas picaretas teve continuidade com a ascensão do governo Lula em 2003. Estava no Ministério do Trabalho onde discutíamos que devia ter uma ação institucional governamental para isso. Lula era partidário desse estímulo. Inicialmente pensávamos em criar um espaço mediante um decreto presidencial, mas o Prof. Paul Singer, à frente sugeriu que mais forças estivessem apoiando essa idéia. Foi proposto, pelo prof. Paul Singer,  um projeto de lei para  que fosse criada a Secretaria Nacional de Economia Solidária dentro do Ministério do Trabalho e Emprego junto ao Congresso Nacional, e virou lei. 

 A Secretaria de Economia Solidária, teve o Prof. Paul Singer, por mais de uma década e difundiu pelo Brasil inteiro a ideia, a discussão, a formação de cooperativas e estímulo em diversas atividades econômicas, que foram desde os catadores de material reclicável, de empresas no setor metalúrgico e plástico, na agricultura familiar entre outras iniciativas.

Importante que essa idéia não morra, como alternativa a um mercado mais justo e solidário em meio a essa onda rentista e concentradora de renda. Bem que ele poderia continuar conosco, mas a idéia da Economia Solidária seguirá pelo Brasil e Mundo afora pelos ensinamentos que ele nos possibilitou.

Paul Singer continua presente com seus ideais, para que reajamos a esse momento! Paul Singer continua presente entre nós!
 

Remígio Todeschini

Remígio Todeschini |
Pesquisador de saúde, trabalho e previdência da UNB e assessor da Fetquim-SP