Voltar

Momento para a Defesa dos Direitos Humanos

Estamos atravessando um momento muito delicado onde infelizmente este pesadelo político que vivemos nos remete a refletir o quão importante é estarmos atentos a todos acontecimentos que envolvem diretamente os interesses da classe trabalhadora, perversamente refém desta situação catastrófica onde assistimos um governo que não dialoga, retrocede e caça  direitos conquistados com muita luta e ao longo de muito tempo.

Em momentos como este, em que numa de suas primeiras façanhas, o governo golpista, extinguiu o Ministério da Cultura e o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, importantes pastas para discussões de políticas de inclusão social, igualdade de oportunidades interesses fundamentais para construção de caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária, vale ter consciência de que a situação é grave, e que por trás destas medidas, temos reflexos do retrocesso.

Esse governo quer acabar com conquistas históricas da população, criminalizar os movimentos sociais, onde negros, pobres, pessoas com deficiência, público LGBT, pessoas idosas e tantos outros somam mais de 70% da população e infelizmente estão fora das pautas de governo.

Diante deste cenário, onde precisamos nos colocar de pé, frente ao enfrentamento, é importante debater cada vez mais sobre estes temas, esclarecer estas pautas que tiveram prioridade nos governos do PT. Destaco o Programa Formaquim Direitos Humanos da CNRQ em parceria com a Secretaria Nacional de formação da CUT e a Fetquim, um importante fórum que tem trazido à tona debates como esses, importantes para estas lutas que estão se intensificando nos nossos dias.

Nesta oportunidade experimentarmos metodologia, conteúdos e ofereceremos um balanço da experiência vivenciada neste processo que possibilite avaliar se vale a pena, ou não, dar prosseguimento nessa ideia em novas turmas  em ocasiões futuras.

Estejamos atentos, para que não sejamos mais achatados, presos e calados pelos mandos desta ditadura disfarçada, que já mostrou a que veio, e certamente não está disposta a defender, mais sim, esfolar os interesses da classe trabalhadora.

Marli Clementino

Marli Clementino |
Assessora da Fetquim e formadora dos cursos Capacitação Fetquim e Formaquim